CMAS Audiência Pública sobre a Reforma da Previdência Social

 

Publicado em: 06/08/2019 11:22 | Fonte/Agência: Casa dos Conselhos Municipais

Whatsapp

 

O Conselho Municipal de Assistência Social em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa realizaram na noite do dia 01 de agosto de 2019 uma audiência pública sobre a Reforma da Previdência Social. A audiência foi mediada pelo secretário executivo- Assistente Social Denis Cezar Musial e teve a fala da Profª Drª Luciana de Barros Jaccoud da Universidade de Brasília que vêm discutindo a reforma numa linha tênue da desigualdade social e seus atravessamentos. A Câmara Municipal de Vereadores esteve lotada, estando presente também o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Paraná. Ambos os conselhos municipais estenderam o convite a todos os deputados, bem como, autoridades. O Presidente do Conselho Municipal de Assistência de Social Reinaldo Wagner avalia que a Audiência Pública atingiu sua principal finalidade de informar as pessoas a respeito da Reforma da Previdência Social. A população de Irati e Região atendeu ao nosso convite, lotando as dependências da Câmara de Vereadores, demonstrando com isso grande interesse pelo assunto, o qual sem dúvida também é motivo de muita preocupação diante da possibilidade de retirada de direitos históricos conquistados com muita luta pela classe trabalhadora, o que representará um enorme retrocesso para o nosso país. A Dra. Luciana Jaccoud esclareceu de forma muita clara os principais pontos sobre o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) nº 06 de Reforma da Previdência Social em trâmite no Congresso Nacional, respondendo com objetividade todos os questionamentos das pessoas presentes na Audiência. Estou muito satisfeito com esta importante iniciativa e quero agradecer a todas as pessoas que colaboraram para a realização deste importante evento, que foi um grande sucesso.

A presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa analisou que esse debate coletivo entre ambos os conselhos tornou o evento sustentável, reconhecendo que nossa população está envelhecendo e os dados apresentam isso com muitos elementos.

Essa atividade de ambos os conselhos municipais foi o início do debate sobre a reforma da previdência, qualificando o debate e promovendo outros espaços que possam proporcionar essa discussão.