Eleita e empossada a nova Diretoria do Conselho Municipal de Cultura
Leo Barroso é reeleito presidente. Demais membros são renovados.
Com dez votos favoráveis, um voto contrário e uma ausência registrada, do total de 12 votos, foi eleita para assumir a Diretoria do Conselho Municipal de Cultura (CMC) a seguinte chapa:
Presidente: Leonardo Schenato Barroso
Vice-Presidente: Juliana Caroline Ceccatto
1º Secretário: Braulio Zarpellon Junior
2ª Secretária: Eliane Nós Hykavy
Para Leo Barroso, que presidiu o CMC na composição anterior, a reeleição dele reflete a imensa credibilidade construída pelo Conselho ao longo dos últimos anos, tanto com o setor governamental, quanto com a classe de trabalhadores e trabalhadoras da Cultura. “Assumimos em 2021 sem que houvesse nem sequer uma conta específica para o Fundo Municipal de Cultura. Hoje, entregamos este Fundo devidamente regulamentado, e com mais de R$ 39 mil reais em caixa, que deverão ser aplicados no setor cultural”, destacou o jornalista, ainda abordando outras importantes conquistas: “também desenvolvemos, com participação da sociedade civil em audiência pública, o nosso Plano Municipal de Cultura, e a lei do Sistema Municipal de Cultura, publicada em abril de 2023. Além disso, também atualizamos as leis do Fundo e do próprio Conselho, que se encontravam bastante defasadas”, completa Barroso.
A vice-presidente Juliana Caroline Ceccatto, que foi a conselheira da sociedade civil que recebeu o maior número de votos registrados na assembleia geral de eleição do Conselho, comenta que está à disposição para atender demandas das diferentes manifestações culturais que se fazem presentes na realidade iratiense. “Nossa intenção, enquanto conselho, é de trabalhar pela Cultura, sem distinções. Todas as ideias que forem boas e vierem a contribuir com o desenvolvimento cultural de Irati serão levadas em conta”, assegura Juliana, que além de conselheira, é também a diretora artística da 6ª Região Tradicionalista do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Paraná (MTG-PR).
O artesão Braulio Zarpellon Junior, que na composição anterior do Conselho esteve representando o Centro Cultural Clube do Comércio como suplente na Comissão VI, de Instituições da Sociedade Civil, neste mandato foi eleito como titular da Comissão II, de Artes Visuais, e como 1º secretário na Diretoria. “Eu acredito que conseguimos eleger uma das melhores composições da história, com uma grande diversidade de representações no Colegiado. Somando isso ao fato de que o Fundo Municipal de Cultura passou a ser alimentado com recursos financeiros, penso que há um potencial imenso para o desenvolvimento e custeio de projetos culturais relevantes neste mandato”, opina.
Eliane Nós Hykavy foi eleita enquanto representante do Grupo Folclórico Ucraniano Ivan Kupalo, no qual atua como diretora de patrimônio. Para ela, sua contribuição no Conselho deverá estar focada em buscar oportunidades de colaboração com outras organizações culturais e grupos folclóricos, tanto dentro da comunidade ucraniana, quanto em outras comunidades étnicas e demais representações da Cultura Popular. “Estamos de portas abertas para toda a classe”, menciona.
Para a secretária municipal de Cultura e Turismo de Irati, Samanta Regina dos Santos Ferreira, que é também membro suplente do Colegiado, a parceria entre o Conselho e a Secretaria gera importantes resultados. “Quando o setor governamental e a sociedade civil trabalham juntos, somando esforços para o bem da Cultura, conseguimos evoluir e desenvolver ações adequadas ao perfil da nossa classe artística”, pontua. “Faço votos de que a nova composição mantenha o foco em criar e executar políticas públicas que façam a diferença em nosso setor cultural”, conclui.
O presidente Leonardo ressaltou também a valiosa contribuição dos conselheiros titulares e suplentes que fizeram parte da composição anterior, e que não estão participando do Conselho no biênio 2024-2026: Camila Schaefer Martins; Daniel Tavares; Edson Santos Silva; Elenita Chuproski; Junior Bueno; Marcelo da Luz Rodrigues da Anunciação; Milissa Acaila Razera; Nelsi Antonia Pabis; Rafael Dieter; e Vanessa Alberton. “Parabenizamos a cada um pelas contribuições e participações ao longo desta jornada que se encerra. Tenham a mais absoluta certeza de que estão saindo pela porta da frente e de cabeça erguida, deixando um legado positivo e de suma importância para a política cultural do nosso município”, publicou Leo Barroso no grupo oficial de WhatsApp do Conselho.
A atual composição completa do Conselho Municipal de Cultura foi nomeada conforme o Decreto Municipal nº 163/2024, disponível no link: https://bit.ly/Decreto_163_2024_CMC
Informações sobre a Assembleia Geral de Eleição do Conselho Municipal de Cultura: https://irati.pr.gov.br/noticiasView/4327_Eleicao-do-Conselho-Municipal-de-Cultura-acontece-dia-2402.html