Representantes de Irati participam de reunião na Secretaria de Estado da Cultura
Encontro contou com a entrega de um presente para a secretária estadual
Na tarde da última sexta-feira (26), uma comitiva de Irati esteve presente no Gabinete da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, em Curitiba, para uma reunião com a secretária Luciana Casagrande Pereira Ferreira.
O encontro teve como um dos pontos altos a entrega de um mimo cultural à secretária Luciana. O presente foi uma Pêssanka — um ovo artisticamente decorado, representando a cultura ucraniana — enviado pela presidente do Grupo Folclórico Ucraniano Ivan Kupalo, Ana Maria Charnei, em nome desta entidade. O artefato, que simboliza renovação e fertilidade, é decorado com cera e tintas naturais, e tem suas origens nos tempos pré-cristãos, sendo parte integrante das celebrações da primavera. Os designs simbólicos na Pêssanka carregam desejos de prosperidade, saúde e boa sorte, refletindo a profundidade cultural e histórica da comunidade ucraniana de Irati e região.
Durante a reunião com Luciana, foram abordados temas de relevância para a política cultural de Irati e do Paraná. Entre eles, destacam-se os recentes encaminhamentos sobre a obra do Centro Cultural Denise Stoklos, e a situação da Casa Sede da Fazenda Florestal: um bem tombado pelo Patrimônio Estadual, conhecido como "Palácio do Pinho" ou "Casarão do IAPAR". Além disso, discutiram-se as possibilidades de novas exposições para a Casa da Cultura - Fundação Edgard & Egas Andrade Gomes, e também para outros espaços culturais em Irati.
Estiveram presentes na reunião: a vice-prefeita de Irati, Ieda Regina Schimalesky Waydzik, acompanhada de seu esposo Dagoberto Waydzik; a secretária municipal de Cultura e Turismo de Irati, Samanta Regina dos Santos Ferreira; e o presidente do Conselho Municipal de Cultura de Irati, Leonardo Schenato Barroso.
O encontro busca reafirmar o compromisso de Irati e do Paraná com a promoção e preservação da cultura, tanto local quanto regional, destacando a importância de parcerias e diálogos constantes entre entidades culturais e representantes governamentais.