CMC Visita Técnica à Biblioteca Pública Municipal

 

Publicado em: 02/09/2021 10:35

Whatsapp

 

Visita Técnica à Biblioteca Pública Municipal

Na segunda-feira (16), o presidente do Conselho Municipal de Cultura (CMC), Leonardo Schenato Barroso, e o membro suplente da Comissão de Livro e Literatura da Sociedade Civil do CMC, Junior Bueno, estiveram participando de visita técnica à Biblioteca Pública Municipal, acompanhados do casal Rodrigo Czekowski e Neiva Cherbiski, ambos formados em Biblioteconomia.

Na ocasião, foi realizada uma vistoria na atual situação da biblioteca, e debatido um interessante projeto desenvolvido por Rodrigo e Neiva, que visa possibilitar a informatização do acervo de livros, bem como a instalação de um software livre que permita o registro eletrônico de empréstimos, sócios, títulos e outros dados importantes dentro da realidade de uma biblioteca pública. O plano prevê ainda a existência de computadores que possam ser utilizados pelo público, possibilitando interações como a leitura de obras em formato PDF, ou a escuta de livros em áudio, disponíveis pela internet.

Além disso, o membro do CMC, Junior Bueno, também apresentou a ideia de implantar, dentro da Biblioteca, a "Galeria dos escritores iratienses". O espaço, segundo Bueno, contaria exclusivamente com livros ou artigos escritos por autores iratienses, incluindo ainda a possibilidade de se inserir uma fotografia e uma pequena biografia e o registro de todas as obras publicadas por cada um deles.

Entre as possibilidades colocadas em diálogo para a captação e canalização de recursos para a realização dos projetos específicos apresentados, destacaram-se a de formalizar parcerias junto a empresas de Irati, e a de buscar emendas parlamentares junto a representantes eleitos na esfera Estadual e Federal. Houve ainda uma citação em relação ao Fundo Municipal de Cultura, criado pela Lei nº 3593/2012, cuja situação deverá ser verificada pelo CMC.

Após um longo diálogo, ficou definido que os dois projetos apresentados deverão ser unificados, para que a ideia possa ser apresentada de forma simplificada nas próximas reuniões plenárias do Conselho Municipal de Cultura, possibilitando encaminhamentos futuros junto ao Poder Público.

Para além dos projetos específicos já abordados, discutiu-se também a necessidade de adaptações na estrutura da Biblioteca, sobretudo no que diz respeito à adequação às exigências da Norma Brasileira ABNT NBR 9050, que trata de acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.