CMC Eleita a nova Diretoria do Conselho Municipal de Cultura

 

Publicado em: 09/08/2021 09:38

Whatsapp

 

Eleita a nova Diretoria do Conselho Municipal de Cultura

Leo Barroso é o novo presidente

Na noite da última terça-feira (03/08), foi realizada via Google Meet a 1ª reunião ordinária da nova composição do Conselho Municipal de Cultura (CMC) de Irati - Paraná. Na ocasião, foram empossados os vinte e quatro novos membros, sendo: seis titulares e seis suplentes eleitos em Assembleia Geral durante a 5ª Conferência Municipal de Cultura, como representantes da Sociedade Civil; e mais seis titulares e seis suplentes indicados pelo Poder Executivo municipal, como representantes governamentais.

Nesta mesma reunião, foi também eleita, por unanimidade de votos entre os membros presentes, a nova Diretoria, que deverá conduzir os trabalhos deste Conselho no período 2021-2023, e ficou assim composta:

PRESIDENTE: Leonardo Schenato Barroso

1ª SECRETÁRIA: Elenita Chuproski

VICE-PRESIDENTE: Edson Santos Silva

2º SECRETÁRIO: Herculano Batista Neto

O jornalista Leo Barroso, que assume a Presidência do CMC, conta com a experiência adquirida na gestão anterior para nortear as ações da nova diretoria. "Ao longo de 2020 e 2021, estive atuando na Diretoria deste Conselho como o vice-presidente da professora Maressa de Oliveira Macedo, ao lado também da então 1ª secretária, Mirian Guimarães, e do então 2º secretário, Marcelo de Ávila Francos. Nesta época, assumimos junto aos demais membros a árdua responsabilidade de deliberar sobre os recursos emergenciais de Cultura que foram destinados a Irati pelo Governo Federal, por intermédio da Lei Aldir Blanc. Obtivemos, por conta disso, uma profícua experiência no desenvolvimento de Editais de Fomento para contemplar a classe artística do município", comentou ele em postagem nas redes sociais.

No mesmo post, Leo Barroso, que também foi apontado em levantamento realizado pela empresa Ângulo Pesquisas como Personalidade Social do ano de 2021 em Irati, afirma que a experiência na composição anterior serve de ânimo para buscar a proposição de políticas públicas sérias e eficientes a nível local, segundo ele, com o firme propósito de movimentar a economia ligada à Arte e à Cultura em Irati, e de inserir os artistas e produtores culturais daqui como protagonistas destas ações. "Já estamos em contato com a Superintendência de Cultura do Estado do Paraná, com o setor de Cultura da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), com a Fundação Cultural de Curitiba - por meio da Diretoria de Incentivo à Cultura - e com o secretário geral do Conselho Municipal de Cultura de Curitiba, coletando referências claras de boas práticas na área cultural", mencionou.

Para a 1ª secretária eleita, professora Elenita Chuproski, o Conselho Municipal de Cultura é uma base para que diversas ações sejam realizadas nesta área de atuação. "Desde a criação deste órgão, faço parte como membro. Em 2020, assumi também o papel de Agente Cultural credenciada no município de Irati. Agora, também como integrante da Diretoria do CMC, pretendo somar com os demais conselheiros para que diversas ações de fomento e incentivo ganhem alcance. Nosso objetivo é que a comunidade artística tenha cada vez mais espaço e reconhecimento", declarou.

O vice-presidente eleito, professor Dr. Edson Santos Silva, ficou contente com a nova responsabilidade assumida. "Como membro do Conselho Municipal de Cultura (CMC) de Irati - Paraná, sinto-me honrado em poder, junto com meus pares, pensar e contribuir para a Cultura da nossa amada Irati. É nosso desejo seguir e ampliar ideias desenvolvidas na gestão anterior", citou Edson, que é idealizador de importantes projetos culturais em Irati, como os Sábados Literários, o Bloomsday, e o Festival Internacional Denise Stoklos (FIDS).

O dentista Herculano Batista Neto, que foi eleito como 2º secretário, argumenta que assumirá como componente da diretoria do CMC com a mesma responsabilidade que imprime em seus demais compromissos, eletivos ou não. “Entendo que este conselho é de muita importância para nortear e desenvolver ações que impliquem positivamente na vida cultural de nosso município e de seus munícipes envolvidos. Contem comigo!”, exclamou. Além de sua atuação junto ao CMC e outras entidades culturais, Herculano é também o presidente da Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná (ALACS).

Em ofício encaminhado ao CMC, o ex-prefeito Alfredo Van der Neut, que atualmente responde pela Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico da Prefeitura de Irati, escreveu sobre a reconhecida importância do Conselho Municipal de Cultura. "Em meio às diferentes adversidades enfrentadas diariamente por que trabalha direta ou indiretamente com cultura, o conselho, que é envolto em conversas e discussões, mostra que chegamos ao ponto comum, que é o de abraçar todas as vertentes culturais", afirmou.

O contato com o Conselho Municipal de Cultura (CMC) de Irati - Paraná pode ser feito pelo e-mail oficial - cmcirati@gmail.com - ou também pela Casa dos Conselhos Municipais, que atende pelo e-mail casadosconselhosiratipr@gmail.com.

COMPOSIÇÃO COMPLETA

Representantes da Sociedade Civil, eleitos em Assembleia Geral durante a 5ª Conferência Municipal de Cultura:

Comissão I - Artes Cênicas e Música

Titular: Patrícia Glinski Kaspczak

Suplente: Rafael Zentil Buss

Comissão II - Artes Visuais

Titular: Daniel Tavares

Suplente: Rafael Dieter

Comissão III - Artes Audiovisuais

Titular: Leonardo Schenato Barroso

Suplente: Mirian Guimarães

 Comissão IV - Patrimônio Material

Titular: Nelsi Antonia Pabis

Suplente: Vergílio Miguel Trevisan

 Comissão V - Livro e Literatura

Titular: Edson Santos Silva

Suplente: Junior Bueno

 Comissão VI - Instituições da Sociedade Civil e Movimentos Sociais

Titular: Herculano Batista Neto

Suplente: Braulio Zarpellon Junior

 Representantes Governamentais, indicados pelo Poder Executivo municipal:

 Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico

Titular: Elenita Chuproski

Suplente: Alfredo Van der Neut

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico

Titular: Samanta Regina dos Santos Ferreira

Suplente: Diego Cesar Luiz

Secretaria Municipal de Comunicação Social

Titular: Fernanda Pereira Santos

Suplente: Ewerton Hraber

Secretaria Municipal de Educação

Titular: Adriana Menon

Suplente: Mabel Berton da Luz Havresko

Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar

Titular: Raimundo Gnatkowski

Suplente: Marli Aparecida Kuzma

Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação

Titular: Cleide Aparecida da Cruz de Andrade

Suplente: João Antônio de Almeida Junior

 
CMC
Conselho Municipal de Cultura
Irati - Paraná