CMC Documentário "Proibido Nascer no Paraíso" estará em cartaz de 24 a 30/11 em Irati

 

Publicado em: 23/11/2022 19:51

Whatsapp

 

Documentário "Proibido Nascer no Paraíso" estará em cartaz de 24 a 30/11 em Irati

Produção retrata a realidade da gravidez em Fernando de Noronha – PE

A falta de autonomia das mulheres sobre seu próprio corpo durante a gestação e a dificuldade de fazer valer suas escolhas para o parto é o tema do documentário "Proibido Nascer no Paraíso", que estará em cartaz no Cinema.com entre os dias 24 e 30 de novembro, com sessões sempre às 16h30. A sessão de estreia em Irati aconteceu no dia 15/11, uma terça-feira, contando com debate feito com a jornalista e cineasta Joana Nin, diretora e idealizadora do filme. Estiveram presentes: o presidente do Conselho Municipal de Cultura de Irati e membro do Conselho Estadual de Cultura do Paraná, Leo Barroso; a 1ª secretária do Conselho Municipal de Cultura e Agente Regional de Cultura do Paraná, Milene Galvão; a 2ª vice-presidente e assessora de Marketing e Comunicação do Lions Clube de Irati, Camila Schaefer Martins, e três convidadas integrantes do grupo de WhatsApp "Mulheres Que Lutam": Aline Dorochinski, Daniela Valenga e Paloma França.

O filme acompanha as angústias e os desafios de três grávidas que moram em um dos principais pontos turísticos brasileiros, a ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco. Elas são forçadas a se afastar de casa, do trabalho e da família doze semanas antes do parto. Isso porque, desde 2004 o governo local decidiu fechar o serviço de maternidade do único hospital local, que atende apenas pelo SUS. Todas as grávidas são encaminhadas a Recife. Nem mesmo as nativas podem ficar.

 

"Quem é que faz as regras?" - pergunta uma das três gestantes que empresta sua história ao filme. Dona de uma pequena tapiocaria, Babalu é nativa e filha de nativos de Fernando de Noronha. Mesmo sem maternidade na ilha, ela estava decidida a enfrentar a tudo e a todos para dar à filha o mesmo berço de suas antepassadas. A partir da realidade de Babalu e de outras duas gestantes, Harlene e Ione, o filme propõe um debate sobre os direitos das mulheres. A produção é da Sambaqui Cultural, uma produtora de Curitiba.

"Depois de pesquisar a situação durante alguns anos, entendi a complexidade de montar um serviço de referência, uma maternidade na ilha. Mas nunca vou entender a opção do Estado de decidir pelas mulheres sobre algo que deveria levar em conta os desejos delas. Por que não fornecer informação e o melhor atendimento possível para aquelas que decidirem ficar? Fico me perguntando se a obsessão por forçá-las a sair não levou o hospital local a fechar o centro cirúrgico que atendia também outros tipos de emergência, tamanho o medo que se tem das mulheres desrespeitarem essa regra esdrúxula de as obrigar a se afastar de casa por longos meses para ter seus filhos", afirma Joana Nin.

 O documentário ficou pronto quando as salas de cinema estavam fechadas, em restrição à Covid-19. Depois de atravessar a pandemia surfando na onda do mundo virtual, o filme chega às telas por meio de uma campanha de impacto social. Nesta proposta inovadora de distribuição, o cinema é utilizado como ferramenta de transformação social a partir de um planejamento de comunicação estratégica. A chave do sucesso está no engajamento do público-alvo principal. “A ideia dessa campanha é mobilizar uma rede de ativistas, de ONGs e pessoas ligadas à causa para que eles atraiam seus seguidores. E o que você dá em troca? Coloca o filme à disposição delas e oferece sessões fechadas com debate”, explica a cineasta. Em troca das exibições, os espectadores oferecem apoio para divulgar a obra, principalmente por meio das redes sociais. O objetivo é que o documentário chegue ao maior público possível e fomente o debate sobre a causa.

“PROIBIDO NASCER NO PARAÍSO” - FICHA TÉCNICA:

Produção: Sambaqui Cultural

Distribuição: Boulevard Filmes

Fomento: Ancine/FSA/BRDE

Incentivo (distribuição): Copel, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Paraná Profice, Secretaria de Comunicação e Cultura do Paraná

Apoio: Tribeca Film Institute, Effects, Link Digital, Infraero, Dix Empreendimentos, ICMBio, Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, Atalaia Noronha, Pousada Tio João, Pousada Alvorada, Pousada Miragem, Pousada Mabuya, Babalu e Matic

Fonte: CMC
Conselho Municipal de Cultura
Irati - Paraná

Imagens