FUNDEB ''Conhecendo os Conselheiros Municipais''

 

Publicado em: 29/07/2022 19:39

Whatsapp

 

''Conhecendo os Conselheiros Municipais''

O Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - CACS-FUNDEB é um órgão colegiado, cuja função principal é acompanhar e controlar a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundo, no âmbito municipal.

A atividade do Conselho soma-se ao trabalho das tradicionais instâncias de controle e fiscalização da gestão pública.

O CACS-FUNDEB é composto por 13 membros titulares e seus respectivos suplentes, tendo representações do Poder Executivo, professores, diretores de escola, servidores técnico-administrativos, educandos, organizações da sociedade civil, Conselheiro Tutelar, pais de alunos e do Conselho Municipal de Educação.

As reuniões do Colegiado acontecem bimestralmente na segunda terça feira do mês as 08h30min na Casa dos Conselhos Municipais. Situada na Rua: Coronel Pires, nº 826 – Centro.

Conheça o que motivou o professor municipal Genilton Maneira a fazer parte do Conselho como presidente.

Trabalho na educação de Irati a 24 anos e durante esse tempo aconteceu muitas falhas na aplicação dos recursos destinados ao pagamento de salários de professores. O Cacs Fundeb, Conselhos de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb é um colegiado que tem como função principal acompanhar e controlar a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do fundo, no âmbito das esferas municipal, estadual e federal.

Quais são suas expectativas e desafios para o Conselho Municipal?

Atuar, juntamente, às tradicionais instâncias de controle e fiscalização da gestão pública, representando a sociedade, no sentido de identificar falhas ou irregularidades. O Cacs Fundeb tem alguns desafios como: capacitação dos conselheiros; ausência de conselheiros em reuniões; acesso restrito às informações.