COMTUR Irati terá Dia Municipal do Turismo a partir de 2022

 

Publicado em: 13/06/2022 21:25 | Fonte/Agência: https://www.najua.com.br/2022/06/irati-tera-dia-municipal-do-turismo.html

Whatsapp

 

Irati terá Dia Municipal do Turismo a partir de 2022

A partir de 2022, Irati passará a celebrar 16 de setembro como o Dia Municipal do Turismo. A data, escolhida em enquete nas redes sociais, foi oficializada após aprovação do Projeto de Lei nº 011/2022, de autoria da vereadora Vera Gabardo (PV), em maio. Com isto, a comemoração passa a constar no Calendário Oficial de Datas e Eventos do município. No entanto, segundo a procuradora Carla Queiroz, a princípio, neste dia não será decretado feriado.

Em entrevista à Najuá, a presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Vanessa Alberton, destacou que o Dia Municipal do Turismo é um projeto importante para auxiliar o desenvolvimento do setor no município. “Precisamos desenvolver o município e despertar nos moradores a importância de celebrar o turismo, reconhecer o que o município tem de interesse turístico e que o iratiense valorize e reconheça a importância dos monumentos históricos que temos, dos eventos, da gastronomia e tudo o que envolve o turismo”, frisou.
Uma enquete foi realizada nas redes sociais do Comtur e da Prefeitura de Irati para a escolha da data. As opções eram o dia 16 de setembro, data na qual, em 1957, foi inaugurada a Imagem de Nossa Senhora das Graças, no Morro da Santa, que obteve 68% dos 2172 votos (1479 votos), e 03 de dezembro, quando, em 1989, foi inaugurado o Parque Aquático, sendo estes os dois principais atrativos turísticos da cidade. “Ficamos bem contentes com este resultado porque os dois atrativos são relevantes e, independente de qual fosse escolhido, nós ficaríamos felizes e trabalharíamos em cima disso no futuro”, pontuou.
Houve também sugestões para que o dia fosse celebrado em 08 de setembro (Dia da Padroeira Nossa Senhora da Luz) e em 27 de novembro (dia de Nossa Senhora das Graças).
Para celebrar a data, a diretoria do COMTUR se reunirá com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo com objetivo de definir ações a serem realizadas, uma vez que o conselho é apenas deliberativo. “A ideia é que sejam realizados eventos diversos em quatro ou cinco dias da semana, envolvendo o dia 16 de setembro. Neste dia, trabalharíamos em locais diferentes com eventos diferenciados. Um dia, pode ser um evento especial na Santa, na Unicentro, no Parque Aquático, no Parque São João, na Rua da Cidadania, na Casa da Cultura, um cicloturismo e apresentações culturais com os grupos folclóricos ucraniano e italiano”, comentou.
A programação a ser elaborada também deve incluir a promoção da gastronomia e do artesanato da região, segundo Vanessa. “Tem uma programação bem ampla, bem recheada que conseguiremos envolver nesta semana do turismo, para que possamos trazer, além de uma atração a mais para a comunidade se envolver, participar conhecer o que tem de turístico no município, e envolver a região toda”, comentou.
Irati é um ponto de referência na região turística Terra dos Pinheirais, tendo sua Instância de Governança Regional (IGR) no município. “Queremos muito que os municípios vizinhos venham fazer parte do nosso evento. É claro que estamos sendo ambiciosos, não vai ser um megaevento assim para trazer gente do estado todo, mas talvez os municípios próximos se interessem e venham apreciar o nosso evento para se inspirar e fazer os seus dias municipais do turismo, para valorizar o que cada município tem”, afirmou.
Vanessa acredita que os próprios iratienses precisam valorizar os pontos turísticos do município, como o Morro da Santa, os parques, as cachoeiras do Pinho e de Itapará e a caverna do Canhadão, cuja comunidade já começou a se organizar para receber turistas. A turismóloga enalteceu também o trabalho que vem sendo realizado pela comunidade do Pinho de Baixo em prol do turismo. “Nós trabalhamos muito com eles, sempre somos parceiros para ajudar. Eles estão desenvolvendo novos produtos”, frisou.
Página do Pinho no Instagram - Para divulgar a comunidade do Pinho, foi criada uma página no Instagram, denominada “Partiu Pinho de Baixo”, onde são divulgados serviços oferecidos aos turistas que visitam a localidade.
“A página está crescendo, nós criamos ela há poucos dias e estamos com um resultado bem bacana. Estão todos convidados a seguir e a postar as fotos lá no Pinho para ajudar a fomentar o turismo lá e motivar a comunidade. Esta é a única comunidade italiana e a mais forte de Irati, que tem esta organização tão ampla. Então, cabe a nós auxiliar no que está ao nosso alcance para que o turismo cresça ainda mais ali”, frisou.
A página conta com 234 seguidores. A ideia surgiu de uma visita feita pelo COMTUR juntamente com os alunos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário da Unicentro. “Uma das alunas deu a ideia de fazer alguma coisa para divulgar a comunidade. Aí, pensamos na hora em fazer uma página no Instagram. Não tem muitas publicações ainda, mas aos poucos vamos inserindo dados lá e auxiliando a comunidade também”, finalizou.

Fonte:https://www.najua.com.br/2022/06/irati-tera-dia-municipal-do-turismo.html