COMTUR 13 de Junho – Dia do Turista

 

Publicado em: 13/06/2022 21:08

Whatsapp

 

13 de Junho – Dia do Turista

A data homenageia viajantes e exploradores de todo o mundo e visa ampliar a conscientização sobre medidas básicas a serem tomadas em viagens. A Organização Mundial de Turismo define turista como a pessoa que vive em um local diferente por menos de um ano, geralmente com o objetivo de conhecer lugares e pontos turísticos.

Na Grécia Antiga os deslocamentos para assistir as Olimpíadas eram uma das formas usuais de turismo. Já os antigos romanos costumavam se deslocar em busca de águas termais e para o lazer nas regiões costeiras. Na Idade Média essa forma de mobilidade sofreu uma retração e basicamente se limitou às peregrinações religiosas. Foi a partir da Revolução Industrial, no século XIX, que viajar por lazer tornou-se uma atividade econômica rentável.
No Brasil, a atividade turística é responsável por mais de 8% da economia e gera renda para mais de sete milhões de trabalhadores diretos. Os destinos mais procurados são Rio de Janeiro, São Paulo e os estados da região Nordeste, principalmente Bahia e Pernambuco.
A Biblioteca Nacional (um importante ponto turístico na cidade do Rio) resgata a obra considerada o primeiro guia de viagens do Brasil, do fotógrafo imperial Revert Henrique Klumb, publicada em 1872. “Doze horas em diligência - Guia do viajante de Petrópolis a Juiz de Fora” descreve com fotos e palavras a referida viagem e documenta a construção da Estrada União e Indústria – que liga as duas cidades –, considerada a primeira estrada pavimentada do país. O autor produziu ainda muitas iconografias sobre as cidades do Rio de Janeiro, Petrópolis e arredores.

 

Doze horas em Diligencia: Guia do viajante.

Fonte: https://www.bn.gov.br/acontece/noticias/2020/06/13-junho-dia-turista